A TRG possui como base 5 métodos que são usados na Terapia de forma bastante eficiente:
1) Método Cronológico
2) Método Somático
3) Método Temático
4) Método Futuro
5) Método de Potencialização
Este é o método inicial do tratamento terapêutico. É nessa fase que são trabalhadas as disfunções emocionais, desde o início da vida até o momento presente. Eventualmente, são combinados o método Cronológico junto com o método Somático. São realizados em pequenos intervalos na linha do tempo (dos 0 aos 10 anos, dos 10 aos 15, dos 15 aos 20...). A depender do histórico da pessoa, esse intervalo é reduzido em micro fases para reprocessamento.
Consiste no reprocessamento da reação somática apresentada pelo corpo. Ele auxilia na terapia de pessoas que, durante a sessão, tenham apresentado muito desconforto físico ao passar por fortes emoções.
Nessa fase do reprocessamento, o terapeuta identifica qual o tipo de problema emocional que mais atinge a pessoa. Por exemplo, na síndrome do pânico: nesse caso, o foco do trabalho consiste no reprocessamento de todas as vezes em que o paciente teve uma crise de pânico. Esse tema será expandido para as demais dores e traumas.
Nestas 3 primeiras fases tratamos o histórico das pessoas, sendo que nos seguintes iremos preparar a psique do cliente para uma base sólida futura.
Nessa fase trabalhamos a visão futura, onde o inconsciente pode realizar uma associação como algo ruim.
No nosso inconsciente não existe passado nem futuro, sendo ele atemporal. Para ele só existe o presente. Muitas associações feitas pelo inconsciente, desencadeiam níveis de ansiedade que fazem com que muitas pessoas tenham medo do futuro.
É quando preparamos o cliente para enfrentar o futuro de forma serena e com confiança.
Assim que os obstáculos são removidos, seus medos vencidos, seus traumas superados, não há mais crenças limitantes, fobias, ansiedade ou depressão. A partir daí temos um novo ser humano.
Nesse momento final do ciclo, acontece a solidificação da base psicológica. É a fase em que o tratamento se consolida e mostra a transformação completa. O paciente agora pode usar a sua força interior e o seu verdadeiro potencial. Ele agora tem ferramentas para trilhar um caminho mais sustentável e duradouro na resolução das situações difíceis da sua vida.